O tratamento de superfície metálica é um procedimento extremamente eficiente e recomendado para aplicações em diversas peças utilizadas na indústria e em outros segmentos; conhecido também como "banho", o tratamento de superfície metálica consiste em revestir a peça em questão, com um material metálico (como o níquel ou o cromo), criando-lhe um revestimento protetor, que aumenta muito a sua resistência a diversos fatores e circunstâncias, como a corrosão, oxidação, abrasão, entre outros.
Com o tratamento de superfície metálica, a peça passa a apresentar durabilidade muito maior e uma vida útil substancialmente mais longa, como o próprio nome já sugere, o tratamento de superfície metálica, é realizado somente em peças confeccionadas em metal, como o alumínio, o aço, o latão, o bronze, entre outros.
As tintas têm a função de dar acabamento e proteção aos elementos de aço. Para acertar na escolha do produto, é preciso levar em conta, entre outros fatores, o ambiente e sua agressividade
Como é feito?
O tratamento de superfície metálica pode ser realizado por meio de diferentes técnicas, as mais comuns são o tratamento eletrolítico e o autocatalítico. No tratamento de superfície metálica eletrolítico faz-se o uso da corrente elétrica para que ocorra a deposição do metal na superfície da peça, já no método catalítico, o procedimento é feito sem o uso de eletricidade.
São utilizados diversos materiais no tratamento de superfície metálica, sendo os mais empregados o níquel químico, o níquel duro, o cromo duro e o níquel com interdifusão, nos tratamentos com níquel, a camada desse metal possui um percentual de fósforo, que pode variar.
O tratamento de superfície metálica proporciona à peça, além de alta resistência, uma aparência bastante agradável, dando-lhe um acabamento uniforme, que pode ser fosco ou brilhante dependendo da técnica utilizada.
Por que investir no tratamento de superfície metálica?
Investir no tratamento de superfície metálica é de suma importância, uma vez que é por meio do tratamento de superfície metálica que é possível manter a qualidade e eficiência dos produtos de metal. Um dos métodos mais utilizados como aplicação no tratamento de superfície metálica é a galvanização.
A galvanização é feita por meio de um processo de aplicação de uma camada protetora de zinco ou ligas de zinco a uma superfície de aço e ferro. Por meio do processo de galvanização é possível evitar que os materiais feitos de materiais sofram diversos tipos de danificações. Sendo assim, o tratamento de superfície metálica, com o auxílio do processo de galvanização, é extremamente necessário e apresenta bons resultados.
Quais são os benefícios do tratamento de superfície metálica?
O tratamento de superfície metálica é um serviço que tem como finalidade fazer a blindagem de diversos tipos de metais. Em outras palavras, o tratamento de superfície metálica faz o revestimento desses metais, tornando-os mais resistentes, duráveis e eficientes. Por meio do tratamento de superfície metálica é possível:
- Melhorar a condutividade do metal;
- Auxiliar na soldagem;
- Melhorar na aparência;
- Diminuir o atrito;
- Aumentar a dureza da superfície do material;
- Criar resistência à temperatura;
- Aumentar a vida útil, prolongando a sua durabilidade;
- Proteger o metal de danificações, tal como a corrosão.
Então, se você está buscando uma empresa líder em qualidade e inovação, venha conhecer as opções da Alphafer, temos soluções alinhadas a cada uma de suas necessidades.
Entre em contato e conheça as possibilidades.
Fonte: https://www.multigalva.com.br/tratamento-superficie-metalica